segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MARIMBONDOS EM FURIA

Ninho se formou em uma pequena árvore, num setor bem movimentado do bairro São Benedito

Moradores, pedestres e condutores de veículos que trafegavam pela rua Agenor de Souza Dias, no bairro São Benedito, passaram por momentos de sufoco na tarde de sábado (26). Marimbondos enfurecidos atacaram várias pessoas na via. Uma moradora teve que ficar trancada dentro de casa, pois os insetos estavam instalados diante dela e qualquer tentativa de abrir porta ou janela era sinônimo de novas picadas.
O problema surgiu por volta das 17h30. Uma enorme caixa de marimbondos havia se formado num pequeno Ficcus, diante da casa onde mora Dorotheia Santos. Pelo tamanho do ninho, os bichos estavam no local há muito tempo, mas ninguém os havia notado. Naquela tarde, porém, o enxame se enfureceu e passou a atacar a quem se aproximava. A dona de casa foi a primeira vitima. Ela abriu a janela de um dos quartos e logo recebeu várias ferroadas. "Fechei de novo a janela e fiquei presa dentro de casa, com medo e sentindo as dores das picadas. Era impossível sair, pois a porta e o portão também estão muito próximos da árvore", disse.
Assustada, ela ligou para a Prefeitura, mas não conseguiu ajuda. Então procurou nossa reportagem e a Policia Militar, que mais uma vez se viu obrigada a exercitar sua função de Defesa Social. O JPF chegou ao local no exato momento em que a guarnição PM, composta pelo Cabo Fleury e os soldados Mendes e Isaac atendiam ao chamado. Nem eles escaparam dos ataques (uma das vespas ferroou o cabo na área da fronte, e o soldado Mendes foi picado no braço). Uma pedra encontrada nas proximidades era um indício de que alguém, deliberadamente, havia atingido a caixa e provocado o enxame.
A situação exigia providências urgentes. A via é muito movimentada e, para piorar, um circo montado nas proximidades tinha estréia marcada para aquela noite. A Policia Militar isolou a área e tentou, junto à Prefeitura, uma solução para o caso, mas não obteve sucesso. Então foi estabelecido contato com o Corpo de Bombeiros, e uma equipe foi enviada para o local, por volta das 21h30.
Debaixo de chuva, o cabo Fernando e o soldado Halison optaram por uma ação radical. Os homens acostumados a apagar incêndios, desta vez preferiram usar o fogo para acabar com o perigo. Em menos de dois minutos, a colméia foi totalmente destruida. Depois do trabalho realizado, os pedestres e motoristas puderam voltar a trafegar sem medo pela área e, enfim, Dorotheia pôde respirar aliviada e abrir as portas de sua residência.

Vale lembrar:
Marimbondos, vespas ou "cabas" são úteis ao meio ambiente e ao homem, pois são predadores de muitos insetos nocivos como cupins, aranhas, formigas, lagartas, gafanhotos e mosquitos, entre eles o Aedes egypti, transmissor da dengue. No entanto, quando há um aumento excessivo da população destes insetos, ou enxames colocam em risco o ser humano, o mais indicado é a eliminação. 
Além de atacarem em grupo, os  marimbondos costumam picar mais de uma vez. Para quem tem alergia, uma ferroada pode ser fatal. Os principais sinais da anafilaxia, provocado pelo veneno do vespídeo, são: urticária, coceira e inchaço em várias partes do corpo (além do local da picada), aperto no peito, dificuldade em respirar, voz rouca ou língua inchada e sensação de garganta fechada. Tontura, sensação de desmaio, perda da consciência ou colapso são os sintomas mais graves.

10 comentários:

  1. Rsrs só Poço Fundo mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Foi esse marimbondos que mordeu minha filha e ela está internada no hospital até hoje

    as pessoas estã se ferindam com essas picadas de marimbondos

    temos que toma uma atitude por que minha filha foi ferida com essas picadas e está enternada até hoje no Hospital de Machado...

    ResponderExcluir
  3. é so num tacar pedra na comeia, assim ela nao sente ameassada e nao ferroa niguem!!!!!

    ResponderExcluir
  4. é só arrancar os ferrões deles..
    que eles não pica !!!

    ResponderExcluir
  5. eu ia passando eles deram uma dentada!!fui mordido!!

    ResponderExcluir
  6. MARIMBONDOS TEM DENTE?KKKKKK

    ResponderExcluir
  7. Marimbondo tem dente que nem capivara. Morde que dói muito....kkkkk

    ResponderExcluir
  8. a marinbondo nao tem dente tem ferrao ...burro

    ResponderExcluir
  9. A cidade não sabe explorar seus beneficios
    Se lavarem um marimbodo dentado num programa de variedades ganharão muito dinheiro

    ResponderExcluir