sábado, 4 de setembro de 2010

Caçadores presos na Cachoeira Grande

Dois homens foram e um menor foram presos por praticarem caça ilegal de pássaros da fauna silvestre. O fato se deu no início da tarde desta sexta-feira (03/09). Com eles, foram encontrados dois pássaros trinca-ferro (em duas gaiolas), alçapões para transporte de aves, uma rede para caça noturna, um facão e DVD´s piratas, dentre outros objetos. O carro em que o trio estava, um GM Celta de cor preta, com placas de São Paulo, também foi apreendido.
A prisão se deu porque moradores da região que compreende os bairros Cachoeira Grande, Campos do Jardim, Barra Grande, Cardoso e Facão estavam amedrontados com as constantes 'visitas' do veículo àquela área, que já ocorriam há alguns meses. Algumas pessoas chegaram a acreditar que os homens, na verdade, seriam ladrões avaliando possíveis locais para assaltos ou sequestradores prontos a atacar. Por conta disso, várias denúncias já haviam sido feitas à Policia.
Nesta sexta, um lavrador viu e reconheceu o Celta quando este passava por um dos bairros, e resolveu seguí-lo. Enquanto isso, outro morador avisou aos policiais de plantão quanto à presença do carro suspeito.
Os policiais militares cabo Laudino e soldados William e Michel, com o investigador Nagib (Polícia Civil), percorreram as estradas daquela região e conseguiram abordar o carro na Serra da Barragem, nas proximidades da Represa da Cemig (bairro Cachoeira Grande). Ao proceder uma busca, encontraram os objetos de caça e deram voz de prisão em flagrante delito a I.A.S.(39 anos) e J.F.B.(48). Um adolescente de 17 anos que estava com eles acabou detido.
Na Delegacia, I. afirmou que ele e J. estavam realizando capturas de trinca-ferros naqueles bairros há cerca de 15 dias, e que neste período conseguiram pegar apenas três pássaros. Dois deles foram apreendidos e outro escapou. O caçador afirmou ainda que "não sabia que a caça era proibida", e que não pretendia vender, mas apenas criar as aves em cativeiro. Já o seu parceiro J. não quis se pronuncir em depoimento à Polícia Civil, se valendo do direito de apenas se manifestar em Juízo.
O menor, por sua vez, garantiu que esta era a primeira vez que acompanhava os dois adultos, fato confirmado por I., e reafirmou que a ideia era criar os animais em casa.
A história não colou, por causa do material utilizado na caça (tipicamente usados por caçadores profissionais) e o empenho da dupla de adultos na busca pelas aves: segundo o próprio I., eles saiam de manhã de São Paulo, passavam o dia caçando nos bairros citados e voltavam à noite para a capital do estado vizinho.
"Além disso, basta saber o quanto eles ganhariam com estes pássaros por lá. Um trinca-ferro, no mínimo, está valendo cerca de R$ 3 mil", disse o delegado Cleovaldo Pereira.
Por fim, a dupla acabou indiciada por caça ilegal de pássaros da fauna silvestre e por corrupção de menores. Este segundo crime, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, acabou fazendo com que a prisão em flagrante acabasse ratificada pelo delegado, e os dois homens foram recolhidos à Cadeia de Poço Fundo. O menor foi entregue aos cuidados do Conselho Tutelar, depois de entrar em contato com a sua família em São Paulo para que alguém viesse buscá-lo.
O Celta foi levado para o pátio do Auto Socorro Rigotti.

4 comentários:

  1. Bem feito! tiveram o fim que mereciam, ou seja, acabaram eles atrás de uma gaiola de ferro e os pássaros foram soltos, pois ao contário não praticaram nenhum crime.

    ResponderExcluir
  2. muito bom, parabens aos policiais e tambem aos moradores que fizeram a denuncia,quisera que fosse assim com as drogas tambem

    ResponderExcluir
  3. quem trafica animais tambem trafica drogas, faz tempo que há um esforço das autoridades para capturar traficantes ,quem sabe eles resolvam falar !!! para quem não se lembra, existe na lei um recurso que atenua a pena para quem está numa enrascada,como estes traficantes, chamada delação premiada !! vamos torcer para que a justiça vença e eles paguem por seus crimes ,inclusive o menor ,por ser aprendiz de criminoso!!!

    ResponderExcluir
  4. se a licenca para matar kuelhos e rolas etc etc e pa pesca tbm avia de aver para apanhar passaroa e uns com tudo e outros com nada

    ResponderExcluir