sábado, 18 de abril de 2009

PM EVITA PAGAMENTO PARA FALSOS SEQUESTRADORES


A Policia Militar de Varginha conseguiu impedir que um homem, de 80 anos, depositasse a quantia de R$ 5 mil para bandidos, na última sexta-feira, dia 17. O idoso tinha caído no golpe do falso sequestro, e já estava na fila do banco para fazer o depósito.
Os militares chegaram à agência bancária onde seria feito o suposto "pagamento" do resgate, graças a um telefonema da filha do aposentado, suposta sequestrada. Ela chamou os policiais à cooperativa na qual trabalhava e informou que o seu pai tinha ido ao banco para atender aos golpistas, mas felizmente ela havia descoberto o fato a tempo.
O aposentado, ainda assustado pela presença da policia no banco, disse que os bandidos haviam ligado de um telefone fixo para sua casa, e ordenado para que fizesse o depósito em uma conta da Caixa Econômica Federal, em nome de uma mulher chamada Joana (vale lembrar que muitos marginais agora têm conseguido roubar dados e senhas de clientes para facilitar golpes via lotéricas).
Passado o susto, o caso foi repassado à Policia Civil, para futuras investigações.

A Policia orienta:

Ao atender qualquer ligação, não diga seu nome, espere que a outra pessoa se identifique.

Se possível não coloque seu nome em caixa de mensagem de celular ou telefone fixo.

Não aceite ser coagido ou intimidado pelos algozes, quando isso acontece, a própria vitima acaba citando o nome que ele quer ouvir.

Procure manter a calma.

Tente localizar a suposta vitima do seqüestro.

Tente não alongar a conversa.

Simplesmente desligue o telefone, muito provavelmente ele não voltara a ligar.

Comunique imediatamente o ocorrido á autoridade policial mais próxima.

Os casos de seqüestros verdadeiros, são praticados quase sempre por quadrilhas especializadas que usam modos operantes totalmente diferente dos marginais que cometem falso seqüestro.
Para ambos os casos podemos afirmar categoricamente que a Polícia Militar possui pessoal altamente treinados e prontos para atuarem nestas situações, portanto o melhor que se tem a fazer imediatamente é acionar a PM que saberá como agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário