quarta-feira, 30 de novembro de 2011

TROMBA D`ÁGUA PROVOCA DANOS GENERALIZADOS

Clique aqui e veja todas as fotos

As fortes chuvas que caíram sobre a região na madrugada desta quarta-feira (30) provocaram grandes prejuízos em São João da Mata e em Poço Fundo, e ainda podem gerar sérios dissabores em Machado nas próximas horas. Uma tromba d`água provocou fortes enxurradas e o transbordamento do Córrego dos Macacos, assustando os são-joanenses. A água chegou a cerca de um metro e meio de altura. A Prefeitura, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros ainda estão fazendo um levantamento dos prejuízos.
Em Poço Fundo, a água oriunda da enchente na cidade vizinha desceu pela zona rural destruindo pontes no bairro Coutinhos, na entrada para o bairro Lambari, no bairro Bocaina e no bairro Quebra Machado.
Na região dos Campos do Jardim, uma enchente inédita do Rio Machado impressiona os moradores. A correnteza destruiu as pontes do Germano e do Corredor (principal ligação daquela área com Espírito Santo do Dourado), além de cobrir uma terceira ponte e acabar com estradas, cercas e plantações. O município de Machado, ponto final do rio, pode ter que encarar todo este volume de água nas próximas horas.
Você terá detalhes deste caso em nossa próxima edição do JPF.


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MARIMBONDOS EM FURIA

Ninho se formou em uma pequena árvore, num setor bem movimentado do bairro São Benedito

Moradores, pedestres e condutores de veículos que trafegavam pela rua Agenor de Souza Dias, no bairro São Benedito, passaram por momentos de sufoco na tarde de sábado (26). Marimbondos enfurecidos atacaram várias pessoas na via. Uma moradora teve que ficar trancada dentro de casa, pois os insetos estavam instalados diante dela e qualquer tentativa de abrir porta ou janela era sinônimo de novas picadas.
O problema surgiu por volta das 17h30. Uma enorme caixa de marimbondos havia se formado num pequeno Ficcus, diante da casa onde mora Dorotheia Santos. Pelo tamanho do ninho, os bichos estavam no local há muito tempo, mas ninguém os havia notado. Naquela tarde, porém, o enxame se enfureceu e passou a atacar a quem se aproximava. A dona de casa foi a primeira vitima. Ela abriu a janela de um dos quartos e logo recebeu várias ferroadas. "Fechei de novo a janela e fiquei presa dentro de casa, com medo e sentindo as dores das picadas. Era impossível sair, pois a porta e o portão também estão muito próximos da árvore", disse.
Assustada, ela ligou para a Prefeitura, mas não conseguiu ajuda. Então procurou nossa reportagem e a Policia Militar, que mais uma vez se viu obrigada a exercitar sua função de Defesa Social. O JPF chegou ao local no exato momento em que a guarnição PM, composta pelo Cabo Fleury e os soldados Mendes e Isaac atendiam ao chamado. Nem eles escaparam dos ataques (uma das vespas ferroou o cabo na área da fronte, e o soldado Mendes foi picado no braço). Uma pedra encontrada nas proximidades era um indício de que alguém, deliberadamente, havia atingido a caixa e provocado o enxame.
A situação exigia providências urgentes. A via é muito movimentada e, para piorar, um circo montado nas proximidades tinha estréia marcada para aquela noite. A Policia Militar isolou a área e tentou, junto à Prefeitura, uma solução para o caso, mas não obteve sucesso. Então foi estabelecido contato com o Corpo de Bombeiros, e uma equipe foi enviada para o local, por volta das 21h30.
Debaixo de chuva, o cabo Fernando e o soldado Halison optaram por uma ação radical. Os homens acostumados a apagar incêndios, desta vez preferiram usar o fogo para acabar com o perigo. Em menos de dois minutos, a colméia foi totalmente destruida. Depois do trabalho realizado, os pedestres e motoristas puderam voltar a trafegar sem medo pela área e, enfim, Dorotheia pôde respirar aliviada e abrir as portas de sua residência.

Vale lembrar:
Marimbondos, vespas ou "cabas" são úteis ao meio ambiente e ao homem, pois são predadores de muitos insetos nocivos como cupins, aranhas, formigas, lagartas, gafanhotos e mosquitos, entre eles o Aedes egypti, transmissor da dengue. No entanto, quando há um aumento excessivo da população destes insetos, ou enxames colocam em risco o ser humano, o mais indicado é a eliminação. 
Além de atacarem em grupo, os  marimbondos costumam picar mais de uma vez. Para quem tem alergia, uma ferroada pode ser fatal. Os principais sinais da anafilaxia, provocado pelo veneno do vespídeo, são: urticária, coceira e inchaço em várias partes do corpo (além do local da picada), aperto no peito, dificuldade em respirar, voz rouca ou língua inchada e sensação de garganta fechada. Tontura, sensação de desmaio, perda da consciência ou colapso são os sintomas mais graves.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PEDREIRO MORRE SOTERRADO EM OBRA DA AVENIDA VEREADOR ANTÔNIO BATISTA DE CARVALHO


A reportagem do JPF acompanhou a tentativa de salvamento e registrou o desespero dos amigos do trabalhador

Um pedreiro morreu depois de ficar soterrado, por cerca de dez minutos, em uma construção na avenida Vereador Antônio Batista de Carvalho, no bairro Mãe Rainha. O acidente aconteceu por volta das 15h30, do último dia 25 (sexta-feira).
De acordo com testemunhas, Nélson de Paula (45 anos) trabalhava no enchimento de uma "sapata" (elemento dos alicerces de uma edificação), quando, de repente, o barranco dos fundos do terreno (com aproximadamente quatro metros de altura) desmoronou sobre ele. Por pouco, outros trabalhadores não foram atingidos. Os colegas que escaparam entraram em desespero e iniciaram imediatamente uma tentativa de resgate, tirando a terra com o auxílio de uma retroescavadeira que atuava na obra, além enxadas e pás.
Diante da situação, os companheiros de Nélson também acionaram o Pronto Atendimento, que mandou uma equipe rapidamente e ajudou na retirada do homem de dentro do buraco. Nossa reportagem chegou ao local no momento em que conseguiram resgatá-lo e registrou a angústia dos amigos ao constatarem que não havia mais esperanças. A vítima foi levada para o Hospital de Gimirim, mas teve a morte confirmada minutos mais tarde.
Detalhes na edição deste sábado (26) do Jornal de Poço Fundo.

Em tempo: confira o vídeo feito por nossa reportagem momentos após o acidente.

sábado, 19 de novembro de 2011

ASSALTO AOS CORREIOS DE SERRANIA

Policia acredita que bandidos sejam os mesmos que apavoraram uma mulher grávida durante roubo em Poço Fundo

Agência dos Correios de Serrania foi assaltada por dois homens na manhã desta sexta-feira (18). Armados com uma pistola, eles agiram com muita violência. Um funcionário foi atingido com uma coronhada e teve que ser levado ao Pronto Atendimento.
Segundo a policia, as características dos ladrões batem com as da dupla que assaltou um casal de clientes na Relojoaria Carvalho, em Poço Fundo, no dia anterior (quinta-feira, 12).
Um suspeito foi detido e está na Delegacia Regional de Alfenas. Ele foi denunciado por uma testemunha, que o teria visto deixar a moto e assumir o volante de um Fiat Uno. A Honda CB 300, usada pelos bandidos, foi abandonada juntamente com um capacete na zona rural de Alfenas. É da mesma marca e cor da utilizada no crime cometido em Poço Fundo.
As buscas por outros envolvidos continuam, com apoio do Canil da Guarda Municipal de Alfenas.
Estamos atentos. Você terá detalhes aqui e em nossa próxima edição do Jornal de Poço Fundo.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ASSALTANTE AGRIDE GRÁVIDA EM ASSALTO A RELOJOARIA

A Policia procura pistas que levem ao paradeiro de dois ladrões que invadiram a relojoaria Carvalho, em Poço Fundo, na manhã desta quinta-feira (17). Eles chegaram em uma moto e renderam um casal que estava no local. O garupa estava armado.
Em uma atitude temerária, o dono do estabelecimento fechou uma das portas internas e os ladrões fugiram, levando apenas o celular de uma cliente. O bandido colocou uma bala na agulha com a pistola apontada para o rosto da jovem, que está grávida e entrou em pânico. Ela teve que ser levada pela Policia Miiitar ao Pronto Atendimento, para receber cuidados médicos.
As buscas pela região prosseguem, no intuito de localizar os assaltantes.
Se com base no vídeo abaixo você tiver alguma informação que possa ajudar, ligue para o 190, 3283-1309 ou 3283-1236. Você pode apoiar estas buscas também pelo 181!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

REAGIRAM A ABORDAGEM E ACABARAM DETIDOS

Uma abordagem de rotina no trânsito acabou em confusão na noite deste sábado (12), na avenida Dr. Lélio de Almeida. Um gerente de logística e um professor foram acusados de tentativa de agressão e de obstrução ao trabalho da Policia Miiitar. Ambos acabaram detidos.
De acordo com o descrito em boletim de ocorrência, os dois homens ocupavam um carro que foi parado pelos policiais. Um terceiro componente também estava no veículo. Quando solicitado que ficassem em posição para busca pessoal, um dos autores, o gerente de logística, reagiu atirando um copo de cerveja contra um dos soldados, além de tentar desferir-lhe um chute. Por conta disso, teve que ser algemado. O professor teria tentado atrapalhar a ação e incitou a população contra a guarnição. Por isso, também acabou preso.
Após assinarem termo de compromisso, os dois foram liberados. Agora, terão que voltar à Delegacia, no próximo dia útil, para se explicarem.
Detalhes em nossa próxima edição do JPF.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CARRO SEM MOTORISTA DESCE RUA E ATINGE ESCOLA

Proprietário pode ter esquecido de acionar o freio de mão ao estacionar em hospital


Um Fiat Pálio desgovernado desceu por uma das ruas da Praça Tancredo Neves e atingiu o muro da Escola Municipal Prefeito Carlito Ferreira, na noite desta quarta-feira (9). Ninguém ficou ferido.
O acidente aconteceu por volta das 22 horas. O dono do veículo (de 24 anos) havia ido ao Pronto Atendimento, que fica a pouco mais de cem metros do local da batida. O rapaz, que estava sofrendo com cólicas e problemas estomacais, deixou o veículo na frente do Hospítal de Gimirim e entrou para ser atendido. Pouco tempo depois, o Fiat começou a descer a rua sozinho.
Haviam muitas pessoas na via, dentre elas várias crianças brincando, mas felizmente ninguém foi atropelado.
Mais detalhes na próxima edição do JPF.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PEDREIRO MORRE AFOGADO APÓS ACIDENTE COM FUSCA

Este feriado vai ficar duplamente marcado para a família de Carlos Lopes (45 anos), morador do Jardim das Oliveiras, em Machado. Bombeiros de Alfenas localizaram, nesta manhã, o VW Fusca que pertence a ele, afundado em um lago próximo à ponte das bandeirinhas (ou ponte do arco), e agora procura do corpo do pedreiro.
Carlos estava desaparecido desde a tarde da última segunda-feira (31). Segundo familiares, ele teria saído para "treinar" com seu fusquinha, já que ainda estava fazendo as aulas práticas para tirar carteira de motorista. Após muita procura, um amigo resolveu seguir o mesmo caminho que ele havia tomado e descobriu, no final da tarde de terça-feira (01), marcas de pneus nas proximidades do lago, com indicações de que ali havia ocorrido um acidente, e então chamou a Polícia Militar, que, por sua vez, acionou o Corpo de Bombeiros de Alfenas.
As buscas começaram imediatamente, mas só nesta quarta-feira (02), de manhã, o carro foi encontrado e retirado. O corpo só foi encontrado por volta das 16 horas, depois que parte da represa foi esvaziada.
Mais detalhes no próximo JPF.