sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

SERVIÇO 181 DISPONÍVEL NA REGIÃO

A partir de agora, quem presenciou  um ato criminoso ou detém informações relevantes para a elucidação da práticas ilícitas no sul de Minas, PODE ACIONAR O 181.
O serviço diferencia-se dos já oferecidos pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, respectivamente, através dos números 190, 193 e 197, por ter o foco na investigação e não em situações de emergência, como os demais. Ou seja, é um telefone estritamente destinado a denúncias, e não a socorro imediato.
O detalhe interessante é que é garantido ao denunciante o sigilo absoluto, de fato. As ligações feitas para o 181 são gratuitas e criptografadas, ou seja, não identificam o número do telefone de onde a chamada está sendo feita.
Isso é levado tão a sério que se a pessoa disser algo que possa identificá-la ou mesmo mencionar a região onde mora, será orientada pelo atendente a desligar e ligar novamente. Além disso, no ato da denúncia, o cidadão recebe uma senha, por meio da qual pode acompanhar o andamento das investigações.

LINHA DIRETA
O objetivo é abrir um canal de comunicação direto com a sociedade para que os cidadãos contribuam com o trabalho das policias e do Corpo de Bombeiros.
O serviço DDU foi lançado em novembro de 2007 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social, em parceria com o Instituto Minas pela Paz, a partir de uma discussão em que se percebeu a necessidade de unificar os trabalhos de investigação das forças de defesa social. Após a implantação do DDU em Belo Horizonte e região metropolitana, foram muitos os exemplos da eficácia do projeto, desta forma a SEDS e o Instituto Minas pela Paz, iniciaram a expansão para as cidades-pólo de Minas Gerais.
As ligações são gratuitas e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive nos feriados.

PRINCIPIOS QUE REGEM O DDU – 181

• 1. Resguardo absoluto e incondicional do anonimato do denunciante;

• 2. Sigilo de todas as informações e procedimentos atinentes às denúncias;

• 3. Preservação da imagem e honra dos servidores, funcionários, denunciantes e denunciados;

• 4. Integração de ações e informações de defesa social.


ESTÁ ESPERANDO O QUE? DENUNCIE !!!!!!!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

ACIDENTES MARCAM SÁBADO PÓS-CARNAVAL

Dois acidentes praticamente simultâneos marcaram o inicio da noite do último sábado (20) em Poço Fundo.
Na Rua João Soares Júnior, a perigosa esquina com a rua Agenor de Souza Dias fez mais uma vítima: um motociclista atingiu um fusca que invadiu a preferencial. No trevo da cidade, um Fiat Uno, com placas de Machado, foi colhido em cheio por um Gol, com placas de Silvianópolis, que seguia no sentido Machado - São João da Mata.
Felizmente, nos dois acidentes as vítimas (o motociclista e a motorista do Fiat) sofreram apenas ferimentos leves.
Detalhes no JPF 265.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

"CARNAVAL FOI TRANQUILO", AFIRMA A PM

A Policia Militar enviou um balanço das atividades desenvolvidas pelo efetivo disponibilizado para o Carnaval em Poço Fundo. A avaliação foi positiva.
De acordo com o comandante do Destacamento PM do município, Sargento José Osmar Santana, não foi registrado nenhum boletim de ocorrência relacionado a agressões no ambiente da festa. No entanto, ocorreram quatro brigas e dois casos de Lesão Corporal  em outras áreas da cidade.
De acordo com Santana, foram feitas quatro prisões e realizadas pelo menos 28 abordagens a suspeitos, como forma de mostrar a presença da policia na área dos agitos e também inibir a ação de marginais. Também não foi registrada nenhuma apreensão de drogas, ao contrário do que ocorreu no ano passado.
A presença de 12 soldados no reforço, além da Cavalaria da PM, e a colaboração de outros setores da comunidade,  inclusive a Imprensa, foram apontadas como grandes responsáveis pela tranquilidade que reinou no evento.
A avaliação completa você tem no JPF 265.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

LATROCINIO EM MACHADO

 Dois suspeitos foram presos em Poço Fundo, onde a PM descobriu produtos de furto escondidos no quintal de uma casa.


Um taxista foi morto na noite deste sábado (13), durante um assalto. Os assasssinos levaram o carro dele, que foi abandonado numa estrada vicinal entre Machado e Paraguaçu (Distrito do Douradinho). O corpo da vitima foi deixado na mesma região, mas em um ponto diferente.
Seis pessoas foram detidas na manhã de domingo pela Policia Militar. Dois adolescentes do grupo confessaram a participação no crime, e afirmaram que o motorista foi morto por asfixia, por dois rapazes maiores de idade, moradores de Poço Fundo. Os dois apontados como autores foram presos pela PM Gimirinense.
O delegado responsável pelo caso é o Dr. Cleovaldo Marcos Pereira, que é titular da Comarca de Poço Fundo e também responde por Machado.


Informações extras: O delegado Cleovaldo Pereira ratificou o flagrante e autuou  quatro dos detidos por latrocinio. Os dois menores que confessaram envolvimento no crime afirmam que apenas foram contratados pelos supostos assassinos para levar o carro à zona rural, onde o veículo passaria  por um desmanche (as peças seriam vendidas). Já os dois acusados pelo homicídio negam participação e afirmam que estavam em Poço Fundo na noite do ocorrido.
Cleovaldo solicitou exames, inclusive com recolhimento de material para teste de DNA dos suspeitos e da vítima, para avaliar se há elementos que comprovem a participação dos rapazes no assassinato.

O JPF está acompanhando o desenrolar das investigações e repassará detalhes aqui, no blog "Em flagrante", e na edição impressa do próximo dia 27.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CARNAVAL: PM DÁ DICAS DE SEGURANÇA

O período do Carnaval não é só de festa. É época em que é preciso ampliar os cuidados com a segurança, tanto dos foliões como de toda a cidade, que se transforma por causa da grande movimentação.
Faltando poucos dias para o inicio dos agitos, é hora também de se prevenir, e a Policia Militar repassa importantes informações para vocês, poço-fundenses e visitantes.
Confira:

Antes das festas...

* Envolva-se. Seja voluntário para ajudar na comunidade em ações contra a criminalidade e outros esforços de aperfeiçoamento comunitário. Encoraje os grupos a que você pertence - religiosos, cívicos, sociais - a ajudarem nesta luta.
* Informe a polícia sobre crimes e atividades suspeitas. Concorde em testemunhar, se necessário. Se você realmente deseja uma comunidade segura, e acredita na honestidade e nos bons princípios, mantenha-se firme à esta crença e colabore!
* Procure  formar  uma rede de vigilância comunitária  para  que  haja observação mútua de residências. Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo
* Estreite o relacionamento com a Polícia, para saber quais os tipos de delitos e características de agentes que estão atuando na região, com a finalidade de instruir seus familiares, vizinhos, amigos ou funcionários a ficarem alertas.
* Se for viajar procure não deixar sua casa sem vigilância. Deixe algum parente ou amigo responsável por cuidar da residência tanto de dia como (principalmente) de noite. O mesmo conselho vale para quem for participar e/ou prestigiar os desfiles e bailes carnavalescos.

Durante o Carnaval...

NAS SEDES
* Não permita a entrada de substância entorpecentes proibidas.
* Não sirvam ou permitam que menores de idade façam uso de bebidas alcoólicas nas Sedes, bem como aquelas pessoas tidas como problemáticas. É dor de cabeça na certa.
* Respeitem a vizinhança. Você pode se divertir, mas não precisam fazer algazarra ou brincadeiras de mau gosto, que acabam por gerar atritos e levam muitas vezes a brigas generalizadas.
* Evite  causar transtornos ao livre trânsito de veículos. Restrinja sua sede à residência escolhida para a reunião de amigos, e não a transfira para a via pública.
* Se notarem algo que possa interferir na Ordem Pública, não tenham dúvidas: acione a PM. Você estará colaborando para evitar algo mais grave.

GERAL
* No Clube ou onde estiverem ocorrendo os bailes e desfiles carnavalescos, respeite os direitos dos outros. Todos querem se divertir.
* Se for dirigir não beba, e se beber, por favor, não dirija!
* Nos dias de desfile das escolas de samba, NÃO ESTACIONE seu veículo na avenida Dr. Lélio de Almeida. Assim, você evita transtornos de última hora, bem como recolhimento por guincho, multas...
       
MEDIDAS PARA DIFICULTAR FURTOS E ROUBOS DE VEÍCULOS
Se possível vá ao desfile ou ao clube a pé. Deixe seu carro na garagem de sua casa, bem trancado e protegido, para evitar que ele seja furtado ou danificado e evitar maiores transtornos no trânsito de veículo, além de dissabores futuros. No entanto, se não quiser ou não puder ir sem o transporte, siga as seguintes orientações:
* Nos dias de desfiles das escolas de samba não estacione seu veículo na Av. Dr. Lélio de Almeida. estacione-o nas ruas paralelas e/ou adjacentes. Lembre-se de usar chave-geral, trancas e alarmes. Tenha sempre um sistema de segurança eficiente no seu carro.
* Não deixe o seu carro em local mal iluminado e em ruas desertas. Utilize sempre os locais permitidos e seguros para estacionar.
* Feche inteiramente o seu carro, mesmo que vá deixá-lo no local apenas por alguns minutos ou ele esteja na garagem de sua casa ou edifício.
* Não deixe os seus documentos no porta-luvas do carro. Aí é facilitar demais a vida do bandido.
* Procure estacionar sempre em condições de sair com facilidade, no caso de surgir alguma anormalidade. Carros mal estacionados em calçadas, ou em locais desertos e escuros, favorecem a ação da criminalidade, além de gerar confusão caso haja necessidade de saída rápida.
* Evite deixar valores dentro de seu carro. Use rádios ou toca fitas com frente destacável e carregue consigo quando descer do carro.
* Tenha cautela ao chegar em casa. Verifique se não há algum suspeito por perto. Você pode estar sendo seguido ou observado. Olhe tudo ao seu redor e, se preciso, de algumas voltas antes de parar ou abrir o portão eletrônico.
* Se perceber ou for informado que o seu carro esta sendo furtado, não intervenha sozinho. O assaltante age, normalmente, armado e pode estar acompanhado de um comparsa. Comunique-se com a Polícia o mais rápido possível.
* Mesmo deixando bem trancado seu veículo, não deixe vãos nas janelas. Os bandidos aproveitam qualquer espaço para invadir o carro.
* Mais uma vez, vale lembrar: Não misture bebida com volante! Isso nunca acaba bem.

ATENÇÃO, FOLIÕES

A Policia Militar informa que no período do carnaval/2010 está proibida a venda e circulação de bebidas em garrafas e copos de vidros.Também está proibida a venda e circulação dos chamados Spray de espuma e tinta, tanto na avenida Dr. Lélio de Almeida como nos locais de concentração dos foliões e no salão. A polícia militar apreenderá tais objetos, e quem insistir na infração pode ser preso em flagrante delito, por desobediência.

 “Segurança Pública, Dever do Estado,
Direito e Responsabilidade de Todos."

FAÇA A SUA PARTE PARA UM CARNAVAL MAIS SEGURO.

José Osmar Santana, 1º Sgt PM
Cmt do Dst PM

TESTEMUNHA SEGUE ASSALTANTE E CHAMA A PM

Alfenas - Um adolescente de 17 anos foi apreendido pela Policia Militar depois de roubar um computador portátil e um celular de um estabelecimento comercial. O rapaz usou um facão para cometer o crime,  na tarde de terça-feira (09).
Duas vendedoras estavam na loja no momento do roubo. Elas disseram que o menor usava um capuz e as ameaçou com a arma, exigindo os aparelhos eletrônicos, inclusive um notebook.
Num "momento de bobeira", por acreditar estar seguro, o assaltante retirou o capuz e acabou sendo identificado pelas vitimas após ser capturado. Uma testemunha que acompanhou o roubo o seguiu até a sua casa e chamou a Policia.